Numa viagem mágica pela música Colonial, Imperial e Contemporânea, o projeto MUCIH – Música nas Cidades Históricas realiza uma série de apresentações nas cidades históricas do Brasil, celebrando a beleza da música de todos os tempos.

Confira a programação

Numa viagem lúdica e mágica pelo tempo, o projeto MUCIH – Música nas Cidades Históricas vai realizar uma série de apresentações musicais nas cidades históricas do Brasil, passando pelo período Colonial, Imperial e chegando ao Contemporâneo, contribuindo assim para a revitalização do imenso patrimônio imaterial brasileiro.

Programação

PARATY/RJ
 

09
DEZ
19h
orquestra-paraty

Orquestra Sinfônica de Paraty
Palco da Quadra da Matriz | Paraty/RJ

COMO ASSISTIR
09
DEZ
21h
jaques

Jaques Morelenbaum CelloSam3aTrio
Casa da Cultura | Paraty/RJ

COMO ASSISTIR
10
DEZ
11h
duo-kristina

Duo Kristina Augustin & Rosimary Parra
Igreja Santa Rita | Paraty/RJ

COMO ASSISTIR
10
DEZ
16h
maria-aurora

Quinteto Maria Aurora
Casa da Cultura | Paraty/RJ

COMO ASSISTIR

 
10
DEZ
17h
cristina-braga-01

Duo Cristina Braga e Ricardo Medeiros
Igreja Santa Rita |
Paraty/RJ

COMO ASSISTIR
10
DEZ
18h
arty

Marcelo Arty - Chorarty
Casa da Cultura | Paraty/RJ

COMO ASSISTIR
10
DEZ
22h
nivaldo-wagner

Nivaldo Ornelas e Wagner Tiso
Palco da Quadra da Matriz | Paraty/RJ

COMO ASSISTIR

 
 
11
DEZ
11h
coral-indios

Coral dos Índios Guaranis
Casa da Cultura | Paraty/RJ

COMO ASSISTIR
 

Programação

TIRADENTES/MG
 

11
NOV
19h
senise-bastos

Cristóvão Bastos e Mauro Senise
Centro Cultural Yves Alves | Tiradentes/MG

COMO ASSISTIR
11
NOV
20h30
musica-antiga-uff

Música Antiga da UFF
Igreja da Matriz | Tiradentes/MG

COMO ASSISTIR
 
12
NOV
16h
celso-faria

Celso Faria
Museu Padre Toledo | Tiradentes/MG

COMO ASSISTIR

12
NOV
19h
leo-gandelman

Léo Gandelman e Eduardo Faria
Centro Cultural Yves Alves | Tiradentes/MG

COMO ASSISTIR
 
12
NOV
20h
aurea-musica

Aurea Música
Igreja da Matriz |
Tiradentes/MG

COMO ASSISTIR
13
NOV
10h
congada

Congado N. Sra do Rosário e Escrava Anastácia
Igreja Nossa Senhora do Rosário | Tiradentes/MG

COMO ASSISTIR

 
13
NOV
16h
duo-viegas

Rafael Avila e Salomé Viegas
Museu Padre Toledo | Tiradentes/MG

COMO ASSISTIR
13
NOV
17h
banda-ramalho

Cortejo Banda Ramalho
Cortejo nas ruas de Tiradentes | Tiradentes/MG

COMO ASSISTIR
13
NOV
19h
thumbs-serginho-2

Serginho Silva
Centro Cultural Yves Alves | Tiradentes/MG

COMO ASSISTIR
 

Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale apresentam:

Música nas Cidades Históricas

O projeto MUCIH – Música nas Cidades Históricas vai realizar uma série de apresentações musicais nas cidades históricas do Brasil, passando pela música do período Colonial, Imperial, chegando a Contemporânea, resgatando e revitalizando um imenso patrimônio imaterial brasileiro, numa viagem lúdica e magica pelo tempo.

Na primeira edição, o projeto passou pelas cidades de Ouro Preto (MG), Mariana (MG) e Petrópolis (RJ). Em 2022, nos meses de novembro e dezembro, o projeto visita as cidades de Tiradentes (MG) e Paraty (RJ), e os recitais acontecem nas Igrejas Barrocas, Monumentos Históricos, Museus e Centros Culturais, promovendo diálogos da música com a história e a arte, difundindo e revitalizando o acervo musical/cultural brasileiro.

Tiradentes

Tiradentes é uma cidade histórica do estado de Minas Gerais, no sudeste brasileiro. É conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca, principalmente a Igreja Matriz de Santo Antônio. Esta igreja possui centenas de quilos de decoração em ouro e uma fachada concebida por um escultor brasileiro, o Aleijadinho. Nas proximidades, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é uma igreja do século XVIII construída por escravos. As lojas de artesanato preenchem a praça central da cidade, o Largo das Forras.

Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto reúne o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil. Em meio ao casario dos séculos 17 e 18, construído nas ladeiras de uma região montanhosa, erguem-se 13 igrejas monumentais, com altares banhados a ouro e imagens sacras, nos estilos barroco e rococó. Pelo seu porte e conservação, Ouro Preto foi uma das primeiras cidades escolhidas no mundo para ser Patrimônio da Humanidade, em 1980, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).Vila Rica tornou-se a primeira capital de Minas Gerais, já em 1721. Mudou o nome para Ouro Preto, em 1823, e permaneceu como capital até 1897, quando a sede do Estado passou a ser Belo Horizonte. Em 1933, o então presidente da República, Getúlio Vargas, concedeu-lhe o título de Cidade Monumento.

Petrópolis

Durante o ciclo do ouro e no início do século XIX, a região onde se localiza Petrópolis era passagem e apoio dos tropeiros e viajantes no Caminho Novo da Estrada Real, no trajeto do Rio de Janeiro a Minas Gerais.Em suas viagens, o Imperador d. Pedro I hospeda-se na região em companhia de sua família e se encanta com o clima ameno e a paisagem exuberante da Mata Atlântica. Adquire a Fazenda do Córrego Seco em busca de realizar seu sonho de construir o Palácio da Concórdia, sua residência de verão.Com a abdicação, em 1831, d. Pedro I retorna para Portugal e seu filho, d. Pedro II, herda as terras. O Imperador assina um decreto em 1843 e arrenda a fazenda ao Major Julio Frederico Koeler, para realizar o sonho de aí estabelecer uma povoação e construir o Palácio de Verão, hoje Museu Imperial. Hoje, ao passear pelo Centro Histórico, pode-se apreciar o rico conjunto arquitetônico preservado em estilo eclético do século XIX, que emoldura as avenidas arborizadas e floridas, entrecortadas pelos rios.

Paraty

Paraty é uma das mais lindas cidades históricas do litoral sul do Estado do Rio de Janeiro e do país. Um lugar onde a natureza exuberante se encontra com o casario histórico de seu centro cultural e que nos fala sobre a Estrada Real, por onde o ouro das Minas Gerais chegava ao mar em direção a Portugal. Lugar que conta parte da nossa história através dos povos que ali se encontraram e que enriquecem a nossa cultura viva e permanente.

Como assistir

Os shows terão entrada franca, com retirada de senha no local a partir de 1h antes de cada espetáculo (exceto nas Igrejas, onde a entrada fica irrestrita). Chegue com antecedência e garanta a sua.