11 NOVEMBRO | 20h
Casa da Ópera | Ouro Preto/MG
13 NOVEMBRO | 18h30
Teatro Municipal | Mariana/MG
26 NOVEMBRO | 19h
Casa de Petrópolis - Instituto de Cultura | Petrópolis/RJ
Sobre o artista
Nasceu em São Luis do Maranhão em 1943 residindo no Rio de Janeiro desde 1946. Foi atraído para o violão graças ao pai, seresteiro e amador de óperas. Aos doze anos, incentivado pela mãe inicia seus estudos com Antonio Rebelo e mais tarde com Oscar Cáceres. Aos 15 anos assiste a uma conferencia de Villa-Lobos sobre a obra do compositor, que não esquecerá pelo resto da vida. Aos 18 anos, apresentado a Arminda Villa-Lobos em 1961, por Herminio Bello de Carvalho é por ela convidado a gravar a integral dos Doze Estudos do compositor para o recém fundado Museu Villa-Lobos.
A partir daí começa uma carreira internacional coroada em 1965 por um primeiro premio em Paris na ORTF. Para a ERATO Disques grava 18 discos em 18 anos, sendo os dois primeiros gravações de Villa-Lobos. Com excelentes críticas do New York Times, Times de Londres, Le Figaro, e revistas especializadas percorre os cinco continentes sempre preocupado em estar no Brasil. Graças a isso veio a dirigir o Museu Villa-Lobos durante 24 anos,de 1986 a 2010, e criou as classes de violão na UFRJ e na UniRio em 1980, e 81 respectivamente. Entre discos e CDs gravou mais de setenta, criou edições em Paris de autores brasileiros (Max Eschig),é membro da Academia Brasileira de Musica (que já presidiu)e da Academia Maranhense de Letras.
Recebeu o grau de oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul e da Legion d’Honneur.
Programa
Choros n. 1
Prelúdios n.3 , n.5, n.2 ------------ Heitor Villa-Lobos
Sons de Carrilhões
Jongo
Dengoso ------------- João Pernambuco
Gaúcho
Atraente
O Abre Alas ------------ Chiquinha Gonzaga
Carimbó,
Gonçalves Dias
Frevo dos Aflitos ------------ Turibio Santos
A Catedral (Introdução e Allegro) ------------ Agustin Barrios
Asa Branca
Juazeiro
Baião ------------ Luiz Gonzaga
Como assistir
Os shows terão entrada franca, com retirada de senha no local a partir de 1h antes de cada espetáculo (exceto nas Igrejas, onde a entrada fica irrestrita). Chegue com antecedência e garanta a sua.
Casa de Petrópolis
As senhas poderão ser reservadas através do email culturacasadepetropolis@gmail.com ou pelo WhatsApp (24) 99231-9476 e retiradas no local, até 20 minutos antes do recital.