Mauro Senise
Mauro Senise, nascido em maio de 1950, no Rio de Janeiro, neto do pensador Alceu Amoroso Lima, começou sua carreira em 1972. Estudou flauta clássica com Odette Ernest Dias e sax com Paulo Moura. Durante muitos anos tocou e gravou com grandes mestres como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Eça e com o Grupo Um. Junto com Pascoal Meirelles fundou o grupo Cama de Gato em 1985.
Em 1988, Mauro gravou seu primeiro disco solo, Mauro Senise, e no ano seguinte, o segundo, Jade. Em 1990 em parceria com o compositor, pianista e arranjador Gilson Peranzzetta, inicia a série de 12 CDs lançados pela dupla com o CD Vera Cruz.
Em 2001 lança mais um CD solo, Dançando nas Nuvens.
Em abril de 2002, Mauro lança o CD, Vênus, só com músicas com nome de mulher.
Em maio de 2002, foi um dos solistas, no Lincoln Center, em Nova York, do espetáculo The Music by Pixinguinha, dirigido pelo violonista Romero Lubambo.
Em 2005, lança o disco Tempo Caboclo, onde convida o arranjador, pianista, vibrafonista e compositor Jota Moraes. Este trabalho foi indicado para o Latin Grammy 2006 na categoria Melhor Álbum de Música Clássica.
Também em 2006, lança pela Biscoito Fino o novo CD e o DVD, Casa Forte – Mauro Senise toca Edu Lobo, com participação do cantor e compositor.
Em 2009, Mauro lança mais um CD pela Biscoito Fino, Lua Cheia – Mauro Senise toca Dolores Duran e Sueli Costa, e é mais uma vez indicado para o Latin Grammy 2009, na categoria Melhor Álbum Instrumental.
Em 2011, Mauro foi solista, em Amsterdam, de concerto da orquestra holandesa Metropole juntamente com Edu Lobo e Gilson Peranzzetta.
Neste mesmo ano, Senise lança o CD e DVD 100 de Noel Rosa, em parceria com Gilson Peranzzetta.
Em 2012, Mauro lança o CD e DVD Afetivo, que celebra seus 40 anos de carreira e reúne músicos que foram fundamentais na sua carreira, como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Gilson Peranzzetta, Edu Lobo, Jota Moraes, Sueli Costa, Rosana Lanzelotte e Wagner Tiso, entre muitos outros.
Em 2014 lança pela Biscoito Fino o CD Danças, com participação de Jota Moraes, Cristóvão Bastos, Gilson Peranzzetta e Antonio Adolfo, entre outros instrumentistas. Na mesma embalagem do CD, um DVD com quatro das músicas gravadas no CD coreografadas e dançadas por Deborah Colker e Chico Diaz, com direção de Walter Carvalho.
Em 2015, comemorando 25 anos de parceria com Gilson Peranzzetta, os dois lançam o CD Dois na Rede, com standards da MPB.
Em 2016, Senise lança seu 15º projeto solo: o CD e DVD “Amor até o fim – Mauro Senise toca Gilberto Gil” (Fina Flor), reunindo vários instrumentistas brasileiros de primeira linha como Cristóvão Bastos, Gilson Peranzzetta, Jota Moraes, Romero Lubambo, Kiko Horta e Mingo Araújo, entre outros craques. Gil participa da faixa “Preciso aprender a só ser”.
Ainda em 2016, Senise lança em duo com o violonista brasileiro radicado nos EUA Romero Lubambo, o CD Todo Sentimento, com participação especial de Edu Lobo, Jota Moraes, Mingo Araújo, Kiko Horta e Bruno Aguilar.
Em maio de 2017, lança o CD Dos navegantes, uma parceria de Mauro com Edu Lobo e Romero Lubambo. A liga funcionou tão bem no CD Todo sentimento que o trio resolveu gravar este novo projeto. Que traz músicas pouco conhecidas do mestre Edu, inclusive uma inédita, “Noturna”. “Dos Navegantes” venceu o Latin Grammy 2017 na categoria de Melhor Álbum de MPB.
Em 2018, Edu, Mauro e Romero se reuniram para gravar outro CD, Quase Memória, lançado em 2019 pela Biscoito Fino e que traz duas músicas inéditas de Edu: “Silêncio”, com letra de Vinicius de Moraes, e “Peregrina”.
Ainda em 2019, Mauro Senise e Gilson Peranzzetta lançam o CD Cinema a Dois, que traz temas de filmes com interpretação jazzística.
Em 2020, Mauro lança pela Biscoito Fino o CD Ilusão à toa – Mauro Senise toca Johnny Alf, em homenagem ao grande pianista, compositor, arranjador e cantor brasileiro.
Em 2021, em parceria com o compositor, arranjador e guitarrista Roberto D’Araújo, Senise lança os CD digitais, com arranjos para orquestra virtual, Saudades da Música (com composições do Roberto), Cinema Musical (com temas de filmes) e Melodia Brasileira (clássicos da MPB). Também em 2021, Mauro lança outro CD digital, Reflexos, como pianista e compositor Alberto Chimelli.
Em 2022, Cristóvão Bastos e Mauro Senise lançam o CD Choro Negro – Cristóvão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola (Biscoito Fino), celebrando os 80 anos do mestre Paulinho.
Em 2022, o Canal Mauro Senise no Youyube ultrapassa um milhão de visualizações.
Cristovão Bastos
Cristovão Bastos é uma das maiores referências da música brasileira atual. Compositor, arranjador e exímio pianista.
Autor de canções consagradas, como "Suave Veneno" e "Resposta ao Tempo" (vencedora do Prêmio Sharp 1999), ambas com letra de Aldir Blanc e imortalizadas por Nana Caymmi; "Todo Sentimento" e "Tua Cantiga" (vencedora do Prêmio da Musica Popular Brasileira 2018), em parceria com Chico Buarque; "Raios de Luz", letra de Abel Silva, gravada por Barbra Streisand com versão em inglês sob o título "Let's Start Right Now" e arranjo de Jorge Calandrelli; e outras inúmeras composições em parceria com Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Elton Medeiros e outros.
Ganhador de 11 prêmios de música em diversas categorias:
Prêmio Sharp anos 1990, 1994, 1995, 1996, 1997 e 1999, nas categorias de melhor arranjador de samba, melhor disco instrumental, melhor arranjo instrumental, melhor arranjo de MPB, melhor arranjo de canção popular e melhor música de MPB.
Prêmio Tim de Música, em 2008, na categoria de melhor arranjador.
Prêmio da Música Popular Brasileira anos 2011 e 2018, nas categorias de melhor arranjador e melhor canção, respectivamente. Em 2021 foi indicado ao Latin Grammy pelo CD Cristóvão Bastos & Rogerio Caetano como Melhor Álbum Instrumental.