26 NOVEMBRO | 16h
Casa de Petrópolis - Instituto de Cultura | Petrópolis/RJ
Quadro Cervantes
Fundado em 1974, o Quadro Cervantes tem sido considerado pela crítica como “o mais importante conjunto de música antiga do país” (O GLOBO), e sua trajetória está ligada ao desenvolvimento do movimento de música antiga no Brasil. Além da sua inegável qualidade artística, o conjunto prima pelo humor e a comunicação que estabelece com suas plateias nos repertórios que apresenta, que incluem desde o período medieval europeu até o cancioneiro nacional dos séculos XIX-XX. Empregando cópias fiéis de instrumentos antigos, nos seus recitais podem ser ouvidos diversos instrumentos das famílias de canto, sopro, percussão, cordas dedilhadas e friccionadas.
Desde sua fundação, realizou centenas de recitais, cinco gravações e diversas apresentações internacionais. Em 1998, foi convidado em 1998 a realizar a primeira turnê do Projeto Sonora Brasil do SESC Nacional, uma das mais importantes séries musicais da história brasileira. Em 2018, celebraram os vinte anos da série no Encontro Nacional do Sonora Brasil realizando um concerto no mesmo local da estreia de 1998: o Teatro Jofre Soares em Maceió, Alagoas.
Integrantes
Mário Orlando (UFF): viola da gamba, percussão, flautas doce e contratenor
Nicolas de Souza Barros (UNIRIO): alaúde e vihuela, violão e viola caipira, guitarras renascentista e barroca
Artista convidado
Alberto Pacheco (UFRJ): tenor
Como assistir
As senhas poderão ser reservadas através do email culturacasadepetropolis@gmail.com ou pelo WhatsApp (24) 99231-9476 e retiradas no local, até 20 minutos antes do recital.