12 NOVEMBRO | 19h
Capela da Confraria | Mariana/MG
Josinéia Godinho
Organista e cravista nascida em São Paulo, capital, formou-se Bacharel em Órgão na Faculdade Santa Marcelina. Permaneceu por vários anos na Alemanha onde obteve seus diplomas em Música Sacra e Órgão na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, na classe do prof. Wolfgang Zerer, além de tomar parte em diversos cursos de interpretação organística. Fez paralelamente uma formação de cravo tendo aulas particulares com Gisela Gumz e Isolde Kittel-Zerer. Desenvolveu também atividades como regente e camerista, fazendo apresentações não somente na Alemanha como também na Holanda e Japão, onde fez um estágio de 2 meses como organista e regente no Tsukuba Bach Grove Cultural Foundation.
Desde Agosto de 2000 está radicada na cidade de Mariana, colaborando na apresentação dos concertos do órgão Arp Schnitger da Catedral da Sé. Exerce atividades pedagógicas em Belo Horizonte e em Mariana. Participou da organização das Semanas de Teclados e de outros eventos musicais na cidade e integrou, em 2007 e 2009, a comissão organizadora da I e II Semanas de Música Antiga da UFMG. Na música de câmara tem atuado em diversas formações e também como continuista em obras orquestrais. Atuou na gravação de três CDs: dois do Museu da Música de Mariana, com repertório de Música Brasileira do Século XIX para coro e orquestra, nos anos de 2002 e 2003 e outro com repertório para dois teclados, ainda inédito. Concluiu em abril de 2008 o Mestrado em Música pela UFMG, na área de Musicologia Histórica e, desde março de 2011 é também organista e regente da Catedral da Sé de Mariana. Em 2012, passou a integrar o corpo docente do curso de pós-graduação ‘História da Arte Sacra’ da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM).
Programa
"Alma Latina”
(Excertos da música que veio de longe para povoar as Minas Gerais)
G. Fr. Haendel (1685-1759) - Fantasia em Dó maior
W. Byrd (1543-1623) - La Volta
Anônimo (Sabará Séc. XIX) - Allegro
J. S. Bach (1685-1750) - Prelúdio e fuga em Ré maior - BWV 850
Anônimo (Bolívia, Séc. XVIII) - Folias
C. Seixas (1704-1742) - Sonata em dó menor
Anônimo (Sabará Séc. XIX) - Rondó
D. Scarlatti (1685-1756) - Sonata “ Pastorale” K. 513
D. Korenchendler (1948-2021) - Conversa informal
Cravo – Josinéia Godinho
Espineta modelo italiano (Luthier; Abel Vargas – São Paulo)
Como assistir
Os shows terão entrada franca, com retirada de senha no local a partir de 1h antes de cada espetáculo (exceto nas Igrejas, onde a entrada fica irrestrita). Chegue com antecedência e garanta a sua.