Daniel Lemos
Pianista em atuação desde 1994, apresentou-se em cerca de cento e vinte oportunidades nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Alagoas, Ceará, Piauí, Maranhão e Amazonas. Estudou com Maria Luísa Lundberg, Miguel Rosselini, Maurício Veloso e Ana Cláudia Assis, tendo frequentado as masterclasses de Michael Uhde, Fany Solter, John Rink, Celina Szrvinsk, Luiz Senise, Ney Fialkow, Fernando Corvisier, Ricardo Castro, Sérgio Monteiro, Maria Tereza Madeira, Tarcísio Gomes Filho e Cristian Budu, entre outros. Cursou nível Técnico em Piano pela Academia de Música Lorenzo Fernandez (Macaé/RJ), Bacharelado em Piano, Mestrado em Performance Musical pela UFMG e Doutorado em Práticas Interpretativas pela UNIRIO. Desde 2009 reside em São Luís, sendo professor Adjunto IV do Departamento de Música da UFMA e formador do curso de Música Licenciatura EaD da UEMA. Publicou 16 livros e 20 artigos em periódicos brasileiros da área de Música.
Repertório com compositores maranhenses de influência francesa:
Leocádio Rayol (1849-1909) - Minuête (dança barroca de origem francesa)
Elpídio Pereira (1872-1961) - Romances Sem Palavras n.º 1 e 2; Nocturo; Dansas Brasileiras (Elpídio estudou na França, sua obra é característica do Romantismo brasileiro)
João Nunes (1877-1951) - Barcarola, Pièces Drôles (João Nunes estudou na França e possui várias peças na estética impressionista, inclusive com título francês)
Ignácio Cunha (1871-1955) - Rêve d'Amour, Pas-de-quatre, Berceuse (Apesar de nunca ter ido à França, várias de suas obras evocam o imaginário cultural desse país)