14 NOVEMBRO | 19h
Teatro Municipal | Mariana/MG
26 NOVEMBRO | 17h30
Casa de Petrópolis - Instituto de Cultura | Petrópolis/RJ
Duo Santoro
Iniciaram os estudos musicais com o seu pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. Em 1989, graduaram-se pela Escola de Musica da UFRJ com nota maáxima e dignidade académica Magna Cum Laude, e hoje sao mestres pela UFRJ e pela UNIRIO. Pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ, onde ja se apresentaram varias vezes como solistas, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, tais como trios, quartetos e outros duos.
Considerado ”um dos maiores sucessos da musica erudita brasileira” pelo Jornal O Globo, o Duo Santoro é um dos conjuntos mais elogiados pela critica especializada. Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, o Duo Santoro estreou em 1990 e ja se apresentou nas principais salas de concerto de todo o país. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular. Uma das principais metas do Duo Santoro é a divulgação da musica brasileira. Para isso, contam com a colaboração de vários compositores, que dedicaram algumas de suas principais obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, Joao Guilherme Ripper, Ernani Aguiar, Ricardo Tacuchian, Dimitri Cervo, André Mehmari, Villani-Cñrtes, Tim Rescala, Nestor de Hollanda etc.
Por unanimidade, Paulo e Ricardo Santoro receberam da "Uniao Brasileira de Escritores" os prémios PERSONALIDADE CULTURAL do ano de 1995 e MEDALHA DO MERITO CULTURAL de 2014, além das condecorações "MEDALHA DE OURO" e "MEDALHA DE PRATA" conferidas pela Escola de Musica da UFRJ em 1992.
Nas comemorações dos seus vinte anos, se apresentaram em praticamente todo o Brasil e na Republica Dominicana, coroando o ano com um recital no famoso Carnegie Hall de Nova York.
Em 2013, lançaram o seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, totalmente dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, obtendo grande repercussão na imprensa nacional e internacional. Em 2017, lançaram seu segundo CD, “Paisagens Cariocas”, dedicado a musica brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo! de São Paulo. Em 2018, se apresentaram no Teatro Real de Cordoba (Argentina) e gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto “Duplum” de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.
Programa - Petrópolis
FRANCISCO MIGNONE - Modinha
CÂNDIDO INÁCIO DA SILVA - Lá no Largo da Sé Velha
ERNST MAHLE - Cantilena e Chorinho*
H. VILLA-LOBOS - Prelúdio das Bachianas Brasileiras no 4
H. VILLA-LOBOS - Ária das Bachianas Brasileiras no 5
H. VILLA-LOBOS - O Trenzinho do Caipira
ERNANI AGUIAR - BIFONIA No 6 “SANTOROS”*
Dançante
Debochado
Mater
Conclusio delectatus
E. VILLANI-CÔRTES - A Sétima Folha do Diário de um Saci
TOM JOBIM - Luiza
ERNESTO NAZARETH - Brejeiro
L. GONZAGA e H. TEIXEIRA - Asa Branca e Baião
*músicas dedicadas ao Duo Santoro
Como assistir
Os shows terão entrada franca, com retirada de senha no local a partir de 1h antes de cada espetáculo (exceto nas Igrejas, onde a entrada fica irrestrita). Chegue com antecedência e garanta a sua.
Casa de Petrópolis
As senhas poderão ser reservadas através do email culturacasadepetropolis@gmail.com ou pelo WhatsApp (24) 99231-9476 e retiradas no local, até 20 minutos antes do recital.